quinta-feira, 23 de julho de 2015

VIOLÊNCIA: EM MENOS DE UM MÊS, QUATRO CRIMES ENVOLVENDO POLICIAIS FORAM REGISTRADOS NA BAHIA

De acordo com a PM, 230 policiais foram detidos e 18 expulsos da corporação

Crimes envolvendo agentes da área de segurança pública têm deixado a população baiana em alerta. No último final de semana, mais um crime envolvendo policiais foi registrado em Salvador, causando a morte do técnico de informática Fábio dos Santos Carmo, 33 anos. De acordo com dados do comando da PM (Polícia Militar), durante este ano, 230 PMs foram detidos e outros 18 expulsos da corporação. São quatro crimes envolvendo policiais em menos de um mês.

No início deste mês, o jornalista Marivaldo Filho foi agredido por policiais no bairro do Bonfim, na cidade baixa, em Salvador, durante uma confraternização. O rapaz teve ferimentos na cabeça e ficou com vários hematomas. A 3ª DT do Bonfim (Delegacia Territorial) está investigando o caso.

Em 11 de julho, mais um caso de violência. Desta vez o crime ocorreu no município de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador. Os soldados Eduardo Rodrigues de Santana e Antônio Marcos Gomes foram presos em flagrante, depois que sequestraram e violentaram uma adolescente grávida.

No dia seguinte, 12 de julho, uma festa de largo acabou em morte, no bairro de Pirajá, em Salvador. O policial Daniel Leite sacou um revólver, durante as comemorações, e atirou contra Carlos Costa Alcântara, de 42 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu. O tenente ainda efetuou outros disparos, deixando mais duas pessoas feridas.

População preocupada

Para a estudante Maria Cecília, a polícia deveria realizar o seu real papel primordial, que é o de proteger a população.

— Preservar e manter a segurança do País, das cidades e do cidadão.

O objetivo é esse. A advogada Denise Mendonça concorda, mas teme tantas ocorrências envolvendo policiais e questiona.

— O certo era eles resolverem a situação da violência, mas alguns estão envolvidos. Quem vai nos defender, se eles também estão envolvidos? Todos nós ficamos bastante preocupados.

Prisão preventiva

Em depoimento à polícia, o PM reformado Jorge Antônio Gomes dos Santos, 46 anos, assumiu ter atirado e matado Fábio. O PM foi flagrado pelas câmeras de segurança da pizzaria e as cenas do momento exato da execução são fortes. Ele saca a arma, em meio à confusão, e efetua o primeiro tiro contra Fábio.

No momento em que o técnico de informática constata que Jorge sacou a arma, ele recua e dá vários passos para trás. Mesmo assim, no meio de várias pessoas, o PM atira. Quando a vítima cai, ele se aproxima e deflagra outros dois tiros.

Para o delegado Reinaldo Mangabeira, que investiga a morte de Fábio, o crime poderia ter sido evitado.

— O autor do homicídio é um policial militar e poderia ter tido mais equilíbrio no uso da arma de fogo. A arma, uma pistola 380, estava completamente irregular e ele conta ter adquirido das mãos de outro policial militar, já falecido. Durante a fuga, ele alega que a arma caiu da sua cintura. No passado ele se envolveu num caso semelhante.

O delegado contou que o acusado vai cumprir 30 dias de prisão. Neste tempo, serão juntadas outras provas aos autos.

— Vamos ouvir testemunhas e materializar as imagens através dos autos, para verificar, quadro a quadro, o que aconteceu. Vamos pedir a prisão preventiva dele.

Fonte: R7.com/Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário