domingo, 9 de novembro de 2014

Enem 2014: temida prova de redação encerra exame

No 2º e último dia de provas, participantes devem responder ainda a 90 testes de múltipla escolha. No fim da tarde, VEJA.com publica gabarito extraoficial com questões resolvidas por professores do Anglo Vestibulares


A maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 termina neste domingo para mais de 8 milhões de candidatos. Os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões de linguagens e 45 questões de matemática, além de fazer a temida redação. Os portões de acesso aos locais das provas serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (no horário de Brasília). Não há tolerância com retardatários — confira as principais regras da avaliação federal.

No fim da tarde, VEJA.com exibirá o gabarito extraoficial da prova, com as questões do exame resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares. O gabarito oficial da prova será divulgado na página na internet do Inep, até o dia 12 de novembro.

Neste ano, exatos 8.721.946 candidatos estão aptos a fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O número é 21,6% superior ao registrado em 2013. O exame é porta de acesso a todas as universidades federais e algumas estaduais e privadas do Brasil, além das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao programa Ciência sem Fronteiras e à certificação do ensino médio.

Vale lembrar que os candidatos poderão saber quantas e quais questões acertaram, mas o número de acertos não traduz o desempenho dos participantes na avaliação. Isso porque o Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final determinado pela combinação de resultados.


Enem 2014: o que fazer depois da prova


O gabarito oficial do Enem deverá ser divulgado pelo Inep até o dia 12 de novembro. A partir da divulgação dos dados, os participantes da avaliação poderão saber quais questões erraram e quais acertaram. Isso, contudo, não é o suficiente para conhecer a nota final obtida na avaliação.
A correção dos testes de múltipla escolha segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, dependendo do desempenho individual e também do desempenho do conjunto de participantes. Sobre a divulgação das notas finais, leia no item a seguir, "Divulgação das notas dos participantes".

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário